A importância da Oratória

A comunicação oral é uma forma de expressão humana que envolve a linguagem falada em todas as áreas da vida do ser humano, no qual o uso da linguagem requer conhecimentos adquiridos para comunicar idéias, fatos, defender ou mesmo realizar discursos de forma confiante e eloqüente.

A palavra “comunicar” vem do latim ”comunis”, que significa tornar comum, unir e participar. Colocar as idéias em comum é imprescindível para qualquer empresa, escola, faculdade, e isso exige competência e eficiência na arte de comunicar. Ela é formada por dois elementos chamados: eloqüência e retórica.

A pessoa que se comunica, necessita despertar interesse em quem está ouvindo, a mensagem deve ser clara , objetiva e organizada com conteúdo rico de modo a reunir informações sobre o assunto a ser falado, conhecer o público-alvo, agir com rapidez, ganhar a simpatia das pessoas, quebrar o gelo, fornecer informações necessárias para as pessoas, afinal todos esperam o melhor de nós , e para isso acontecer têm que estar preparados.

Eloqüência – Capacidade de falar e exprimir-se com facilidade.

Retórica – Conjunto de regras relativas à eloqüência.

A eficácia da comunicação é um requisito indispensável para a vida do ser humano na sua totalidade, preparando assim as pessoas para enfrentar numerosas situações, desenvolvendo competências, habilidades e atitudes mobilizadas para uma prática na arte de falar corretamente e sem inibições. As pessoas têm medo de se expressarem em público, em reuniões, apresentações de trabalhos de faculdades, etc… o que pode gerar ansiedade e estresse. Se expressar não é uma tarefa tão fácil e simples assim.

Essas revoluções têm gerado oportunidades e possibilidades de transformações que tem propiciado inúmeras conquistas na arte de comunicar que é a base indispensável para fomentar a cultura e o intercâmbio entre as pessoas.

Tudo isso se equaciona na estrutura virtual da comunicação interativa entre as pessoas e o mundo globalizado.

O impacto das tecnologias na sociedade atual é percebido, de forma intensiva na vida do indivíduo, gerando assim uma ampliação de acesso á informação na qual o maior número de pessoas terá a oportunidade de novos desafios de modo que possam disseminar o conhecimento para que possa trazer resultados inovadores, onde o capital intelectual é de grande relevância para o mundo atual.

À medida que as pessoas aprendem, elas se desenvolvem, e segundo Roger, da seguinte maneira:

“Por aprendizagem significativa entendo uma aprendizagem que é mais que a acumulação de fatos. É aprendizagem que provoca modificação, quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação da ação futura que escolhe ou nas suas atitudes e personalidade. É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, mas que penetra profundamente todas as parcelas da existência.” (ROGERS, 1985).

Para atuar no mundo do trabalho, onde imperam a transitoriedade, as transformações, é necessário propiciar o desenvolvimento de atitudes tais como: iniciativa, persistência, exigência de qualidade, flexibilidade, objetividade, informações para a eficácia da comunicação e expressão verbal. Estimular a busca do conhecimento, a criatividade, o auto-conhecimento, a descoberta do potencial individual, como requisito para o crescimento no âmbito geral da sua vida.

Dados indicam que o processo de toda a comunicação está quase que em sua totalidade  na expressão, ou seja, o que você fala não tem tanta importância, e sim a maneira como você fala, gestos, postura, expressão, olhar são de grande importância no processo da arte de comunicar e expressar. Saber falar exige das pessoas uma boa postura, conhecimentos, fluência verbal, dicção e articulação, além de naturalidade e entusiasmo. Na sociedade a palavra falada é indispensável, pois aprender a falar de forma correta faz parte da arte do bem viver.

Segundo Montaigne: “Qualquer homem é capaz de falar com autenticidade, mas com ordem, prudência e comedimento, poucos o conseguem.”

 

 

Receba dicas para ser um bom LÍDER

 

Deixar uma resposta