Saber ouvir é a essência Fundamental da liderança

 

Lendo o livro O Monge e o executivo, pude perceber ensinamentos relevantes e fundamentais para ser um grande líder, tirando a lição de que a essência fundamental da liderança é saber ouvir. Como é importante ouvir pessoas e equipes!

Através da escuta podemos facilitar a compreensão da nossa equipe, o que ela quer e precisa. Podemos entender o que nossos clientes falam, o que eles precisam e desejam de nossos serviços e produtos. Ouvir é: entender, processar, analisar o que o outro está dizendo.

Segundo O Monge e o Executivo, a liderança deve ser fundamentada na influência e na autoridade. A autoridade se estabelece ao servir aos outros e sacrificar-se por eles. E o serviço tem origem na identificação e satisfação das necessidades legítimas.

Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para atingir objetivos em comum, desenvolvendo, principalmente a habilidades de ouvir.

Ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver. É uma competência profissional exigida no século 21, um século de transformação, inovação, mudanças e visão.

Estes elementos são os grandes responsáveis pela gestão de pessoas na empresa e também pelos maiores conflitos interpessoais. Desenvolver líderes para obter busca de melhores desempenhos e resultados de equipes. Líderes com abertura de diálogo facilitam o fortalecimento das empresas e equipes.

OUVIR E ESCUTAR
Ouvir é uma atividade biológica que não exige maiores empenhos de nosso cérebro. Já escutar implica um trabalho intelectual, pois após ouvir é preciso interpretar, avaliar, entender, compreender a mensagem.

Por que ouvir é importante? Qual o papel do líder em ouvir?
Ouvir é algo fundamental e relevante para a liderança que deseja obter resultados eficazes com sua equipe de trabalho.

Ouvir é compreender e dar total atenção aos subordinados para um melhor desempenho. é obter informações, estabelecer relacionamentos interpessoais com a equipe e subordinados. Ouvir facilita o crescimento pessoal e profissional porque ajuda o outro a desenvolver suas habilidades e competências. Ouvir é uma das habilidades mais importantes que o ser humano pode desenvolver para melhorar sua performance. Ouvir pessoas, clientes, família, etc.

Ouvimos nossos clientes? Ouvimos nossas equipes? Precisamos dar uma atenção psicológica às pessoas porque elas emitem, através de comportamentos verbais e não verbais, ou seja, pelos gestos, olhar, fala, escrita, suas opiniões.

Para isso o líder necessita desenvolver habilidades da escuta para concentrar na pessoa que fala e no que está sendo dito por ela para manter um processo de empatia na forma de escuta, perceber sentimentos, sensações, emoções do outro.

Líderes são pessoas que servem de exemplos para outras com o sentido de motivar essas pessoas para que haja mais produtividade e eficácia. Quando motivamos pessoas, damos a elas a chances de serem felizes, porque a palavra movere em latim quer dizer “por em movimento”, “mover”. Líderes colocam suas equipes em movimentos e as fazem se mover em busca de objetivos. Liderar é mais que mandar, é servir.

O livro nos mostra de forma distinta como liderar e gerenciar pessoas e equipes para que elas possam dar o melhor de si e para que possam alcançar objetivos comuns. Colocar pessoas em movimento, motivar pessoas é um trabalho que requer aquisição e respeito dos seus liderados e é um ponto de partida para estimar pessoas e equipe. Mostra que valorizar pessoas e suas habilidades a tornam mais produtivas, eficientes e eficazes. Valorizar pessoas é reconhecer seus méritos, suas habilidades, seus potenciais. Quando valorizo, motivo pessoas e com certeza, pessoas felizes produzem mais e melhor.

Ter liderança não é ter poder, mas sim autoridade que é conquistada com dedicação, sacrifício e amor.Servir pessoas e respeitá-las essa é a verdadeiro cerne da liderança. E para que todo esse processo seja implementado na empresa a fim de se obter resultados efetivos é primordial e essencial ouvir.

Para liderar com sucesso, como um processo que abrange as atividades na gestão de pessoas e o trabalho de equipe, imprescindível para as atividades empresariais, é fundamental ouvir.

Dicas para melhorar as habilidades para saber ouvir:

1- O ouvinte dever ter um motivo ou uma intenção de ouvir;

2. É importante que, inicialmente, o ouvinte evite julgamentos;

3. O ouvinte deve resistir às desatenções como: sons, barulhos, etc.;

4. O ouvinte deve aguardar antes de responder ao seu interlocutor. Deve analisar, compreender para depois emitir respostas;

5- Dar feedback para saber se a mensagem está sendo passada de forma eficaz;
O hábito da comunicação efetiva é: escutar pessoas e equipes com a intenção de compreender e não com a intenção de responder.

O hábito da comunicação efetiva é: escutar pessoas e equipes com a intenção de compreender e não com a intenção de responder.

 

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