Oratória – A arte de expressar com eloquência e expressividade

A importância da Oratória

A comunicação oral é uma forma de expressão humana que envolve a linguagem falada em todas as áreas da vida do ser humano, no qual o uso da linguagem requer conhecimentos adquiridos para comunicar idéias, fatos, defender ou mesmo realizar discursos de forma confiante e eloqüente.

A palavra “comunicar” vem do latim ”comunis”, que significa tornar comum, unir e participar. Colocar as idéias em comum é imprescindível para qualquer empresa, escola, faculdade, e isso exige competência e eficiência na arte de comunicar. Ela é formada por dois elementos chamados: eloqüência e retórica.

A pessoa que se comunica, necessita despertar interesse em quem está ouvindo, a mensagem deve ser clara , objetiva e organizada com conteúdo rico de modo a reunir informações sobre o assunto a ser falado, conhecer o público-alvo, agir com rapidez, ganhar a simpatia das pessoas, quebrar o gelo, fornecer informações necessárias para as pessoas, afinal todos esperam o melhor de nós , e para isso acontecer têm que estar preparados. Leia Mais

Competência, do que se trata?

 

Competência

 

Estamos vivendo em um mundo globalizado de grande competitividade e qualidade. As novas tecnologias vêm permitindo o acesso à informação numa velocidade e volume crescente. Além disso, para ganhar mercado, as empresas vêm inovando em produtos e serviços baseados nas necessidades dos clientes. Tudo está caminhando com muita rapidez, temos a globalização, internet, tudo praticamente em tempo real. Toda essa evolução traz consigo algumas exigências e uma delas é a necessidades de se investir nas pessoas, estimulando o potencial existente em cada um.

Existem muitas empresas de alto nível com certificados de ISO 9000, com implantação do processo de Qualidade Total, investimentos em equipamentos e tecnologia avançada, treinamentos com excelentes resultados alcançados, no entanto, será que isso é suficiente para levar empresas ao sucesso?

Provavelmente não, pois o talento das pessoas e suas competências sendo trabalhadas serão fatores determinantes no alcance do sucesso para as empresas. O maior recurso que uma empresa possui é o seu capital humano, sendo esse insubstituível. Investir em pessoas é ter retorno garantido. Leia Mais

O que é coaching?

 

Coaching

 

Com o aumento da concorrência, da exigência dos consumidores e das inovações tecnológicas e globalização, o coaching se tornou uma ferramenta que mais tem tido saída nesse século XXI e com grandes retornos para empresas e pessoas.

O Perfil do profissional a ser formado são pessoas que desejam fazer a diferença no mercado de trabalho e que lutam pela sobrevivência como um agente transformador, tendo visão de futuro e uma percepção da realidade atual com consciência.

São pessoas que buscam desenvolver competências essenciais para obter êxito nos diversos contextos da sua vida. Estimular a busca do conhecimento, a criatividade, o autoconhecimento, a descoberta do potencial individual, como requisito para o crescimento no âmbito geral da sua vida.

Leia Mais

Mas e a tal felicidade, onde está?

 

 

  • Por que as pessoas não são felizes? O que está faltando?
  • Todos vivem correndo o tempo todo em busca da tal felicidade e porque não a encontram?  
  • Mas e a tal felicidade, onde está?

Podemos fazer várias perguntas às quais as respostas serão as mesmas.

Passamos a vida estudando para nos formar. Quando formamos, estudamos para fazer concursos públicos e, quando passamos, conquistamos nossos alvos e objetivos. Leia Mais

Liderar é saber ouvir

 

Saber ouvir é a essência Fundamental da liderança

 

Lendo o livro O Monge e o executivo, pude perceber ensinamentos relevantes e fundamentais para ser um grande líder, tirando a lição de que a essência fundamental da liderança é saber ouvir. Como é importante ouvir pessoas e equipes!

Através da escuta podemos facilitar a compreensão da nossa equipe, o que ela quer e precisa. Podemos entender o que nossos clientes falam, o que eles precisam e desejam de nossos serviços e produtos. Ouvir é: entender, processar, analisar o que o outro está dizendo.

Segundo O Monge e o Executivo, a liderança deve ser fundamentada na influência e na autoridade. A autoridade se estabelece ao servir aos outros e sacrificar-se por eles. E o serviço tem origem na identificação e satisfação das necessidades legítimas.

Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para atingir objetivos em comum, desenvolvendo, principalmente a habilidades de ouvir.

Ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver. É uma competência profissional exigida no século 21, um século de transformação, inovação, mudanças e visão.

Estes elementos são os grandes responsáveis pela gestão de pessoas na empresa e também pelos maiores conflitos interpessoais. Desenvolver líderes para obter busca de melhores desempenhos e resultados de equipes. Líderes com abertura de diálogo facilitam o fortalecimento das empresas e equipes. Leia Mais